Se em algumas situações basta um pedaço de arame ou cabo para a execução do serviço, em outras são necessárias técnicas e máquinas de desentupimento mais sofisticadas.
Há, basicamente, três principais métodos de desentupimento. Veja abaixo como cada um deles funciona:
Sistema Roto-Rooter: Indicado principalmente para vasos sanitários, o sistema Roto-Rooter consiste em um cabo giratório, com uma garra presa em uma das extremidades, que vai captar o agente entupidor e retirá-lo do local, promovendo o desentupimento. Ainda é o método mais utilizado até hoje, por ser economicamente mais viável.
Gás pressurizado: Também conhecido como CO2, o jato de gás tem poder de desentupir um vaso sanitário, quando associado ao jato de mangueira travada, que impede a volta dos resíduos. O próprio nome já define bem este método, que funciona sob a pressão do gás. Ele também é utilizado no desentupimento de redes de esgoto cloacal (formado pelas águas escoadas pelos tanques de roupa, pias de cozinha, banheiros e descarga de vasos sanitários) e redes de esgoto pluvial (formado pela chuva e pelas águas de lavagem dos pátios, carros e ruas). Este método é altamente técnicos, só podendo ser executado por equipes com bastante experiência.
Hidrojateamento: O hidrojato é realizado através de uma bomba de alta pressão e utilizando cerca de 200 litros de água, por minuto, com o auxílio de bicos rotativos. A pressão da água é responsável por eliminar os detritos e promover a higienização do local. Solução para todos os tipos de entupimento, o hidrojateamento é capaz de limpar toda a extensão do encanamento obstruído, sem causar nenhum tipo de dano. É comumente aplicada em: áreas alagadas, caixas de gordura e inspeção, caldeiras, canaletas, condensadores, condutores de saída, colunas de destilação, galerias de água, redes de água potável e redes de esgotos. É o sistema mais eficiente de todos.