Clipart

Locais que podem entupir

Veja abaixo alguns locais que podem entupir:

Vaso sanitário: O descarte de materiais como cotonetes, preservativos, absorventes higiênicos, fios de cabelo, fio dental e papel higiênico em grande quantidade, provoca o entupimento do vaso sanitário. Ainda que não ocorra no momento que os objetos são jogados, o acumulo deles ao longo do tempo também pode causar o entupimento. Em alguns casos, a água da descarga, impedida de escoar, acaba retornando à superfície e causando transbordamento e sujeira.

Pia, tanque e ralo: Jogar óleo fora na pia é uma prática que compromete o encanamento, pois a substância gruda em suas paredes e o espaço para o fluxo de água fica cada vez menor. O mesmo ocorre em relação ao ralo, quando recebe restos de comida, cabelos, lixo, e folhas. O principal sintoma da obstrução dessas vias é o escoamento dos líquidos numa velocidade mais lenta que o habitual. Com o passar do tempo e o acúmulo de sujeira, a tendência é que ocorra um entupimento total, impedindo a água de escoar nesses locais.

Caixa de gordura: A caixa de gordura é um dispositivo preparado para receber a gordura proveniente da cozinha, separando-a da água quando passa pelo encanamento. No entanto, a ação do tempo ou o excesso de material descartado podem desencadear o entupimento se não houver uma limpeza periódica, podendo chegar ao ponto de transbordar.

Rede de águas pluviais: As águas das chuvas que caem no telhado escoam através de calhas e são lançadas em ralos, bocas de lobo ou caixas com grelhas, separadamente da rede de esgoto, para enfim serem conduzidas ao destino final. No entanto, pode haver obstruções nas calhas ou em outras partes do processo, impedindo o escoamento da água.

Rede de esgoto: A rede geral de esgoto é o local que recebe os detritos de todos os ramais de água, por isso apresenta mais facilidade para entupir. A manutenção e possível desentupimento, quando os mesmos ocorrem em áreas públicas, fica a critério dos órgão responsáveis.